
“Vocês têm muita coragem.
Muita gente fala que quer viver esse sonho, mas poucos têm coragem de abrir mão da vida aqui pra recomeçar de forma diferente em outro lugar.”
22 de abril de 2023.
Ouvimos, meu marido e eu, essa frase de um amigo durante a nossa despedida do Rio de Janeiro, a cidade que me permitiu viver experiências que moldaram a base do meu jeito de liderar - na última carta, eu te contei como um convite inusitado me fez enxergar uma liderança muito maior que o meu cargo e área de atuação (leia aqui!)
Hoje eu quero te contar como ouvir essa frase desse amigo há pouco mais de um ano, me fez perceber que a maior parte das pessoas não vive o que sonha porque não se conhece o suficiente.
"A consciência é uma condição prévia do existir".
Carl Jung
Eu nunca tive dúvidas de onde queria estar, mas perdi muito tempo e energia com medo de como seria o processo até lá. E foi só quando tive consciência desse medo que consegui desenvolver as habilidades necessárias pra lidar com isso, sem deixar ele me dominar. Sem deixar que ele continuasse me dizendo que eu não era suficientemente boa, que não era capaz de realizar os meus sonhos.
Ter consciência do porquê você pensa, sente e age de determinada maneira é o que vai te permitir encontrar as respostas que tanto procura. É o que vai trazer intenção para as suas ações do dia a dia.
Quando você vive no automático, se torna incompetente em satisfazer as suas próprias necessidades e conquistar aquilo que deseja.
Quantas pessoas você conhece que sonha com liberdade financeira, mas gasta boa parte do seu dinheiro consumindo coisas aleatórias para se sentir melhor?
Quantas pessoas não sonham em mudar de carreira, mas permanecem no que as faz infeliz e desmotivadas por medo de tentar algo novo?
A verdade é que os nossos sonhos muitas vezes não saem do papel porque nós não agimos para realizá-los.
É possível que você chame essa falta de ação de vários nomes diferentes: procrastinação, preguiça, cansaço, desmotivação…
Aqui, eu quero te propor uma visão diferente.
Quero que você pense no quanto você se conhece de verdade.
Será que você tem plena consciência do porquê você fala do jeito que fala? Saberia dizer de onde vem o conceito que você tem sobre dinheiro, família e trabalho, por exemplo?
A sua consciência sobre si mesma define a forma com que você se comporta diante das situações.
São as suas atitudes que criam caminhos para transformar sonhos em realidade. É o comportamento intencional a cada dia, que faz a gente construir a vida que a gente deseja.
E o primeiro passo é ter coragem para se conhecer de verdade.
Você tem?
Se você chegou até aqui, essa mensagem é pra você!
Concordo 10000%! E o caminho para sermos nós mesmos é cheio de “desaprendizados”. Estou nele, com coragem e constância e sabendo que estou disposta a percorrê-lo - com todos os desafios que se interpõem. Que alegria achar tua newsletter ❤️
Esta carta é ressoou em mim, como um manifesto! Trouxe provocações para eu ir, ainda mais fundo, em minha auto observação. Me relembrou um trecho do livro - Comece pelo porquê, que fala sobre nos termos a "arrogância" de acreditar (e nos bastar), que realmente sabemos os porquês de nossas vidas, escolhas, etc. Tomando as certezas de que temos total e pleno conhecimento de nós mesmos. Isso me levou a um questionamento: será que eu realmente conheço a minha verdade, ou estou - repetidamente - me colocando em lugares, situações e pensamentos, que me "formatam" em uma verdade que atenda ao que eu fui condicionada a ser (perante à minha família, às pessoas, à sociedade).
E isso, me faz reconhecer, os vários momentos em que cedi a LIDERANÇA da minha vida, às expectativas e contextos externos.
Quando me pergunto: Fabiana, será que te falta coragem?
Respondo-me: a do ímpeto, não. Porém... a de se auto conhecer, se aceitar e se fazer valer, talvez (AINDA) sim.