
O que é sucesso?
Pela definição do dicionário, sucesso é aquilo que sucede um fato ou um acontecimento, é o que vem depois de alguma ação. Mas o que sucede o sucesso? O processo.
Quando você alcança o sucesso desejado, a tarefa, ação ou esforço que te levou até o estágio de sucesso passa a se tornar um processo, uma forma personalizada para realizar aquilo. O sucesso então se transforma em parte da sua rotina, te permitindo estar pronto para traçar novas metas e alcançar novos estágios de sucessão.
Esse texto é de setembro de 2020.
Na época, eu estava revendo a minha própria definição de sucesso depois de quase um ano liderando um dos maiores desafios da minha carreira: me tornar gerente de RH sem saber praticamente nada sobre a área.
Esse desafio me ensinou muito sobre sucesso e principalmente, sobre o que a gente faz a partir dele. Porque a verdade é que o sucesso é mesmo um processo pelo qual todo mundo sonha em passar algum dia. E como todo (bom) processo, precisa ser aprimorado ao longo do tempo - melhoria contínua, para quem ama a linguagem corporativa.
E como é que se melhora algo continuamente?
Não é buscando enxergar novas formas de fazer a mesma coisa, a partir de diferentes perspectivas?
Não é escolhendo dedicar tempo e atenção a cada detalhe que compõe o processo, para conseguir extrair o melhor dele?
Não é testando esse processo na prática e entendendo quais são as falhas e possibilidades de melhoria que surgem a partir disso?
Então por que quando o processo em questão é o nosso sucesso a gente se comporta diferente?
Por que que a gente se apega a um ideal de sucesso (muitas vezes imposto pelo meio externo) e nos recusamos a olhar pro lado e descobrir uma nova forma de construir esse processo?
“O sucesso é uma análise pessoal.”
Ouvi essa frase ano passado, de alguém que admiro muito e que, de fato, vem reconstruindo o seu ideal de sucesso a cada dia.
Quase quatro anos se passaram desde o dia em que escrevi o texto que abre essa carta. Continuo enxergando o sucesso como um processo, mas um processo de autodesenvolvimento, porque sou, hoje, diferente do que era em 2020. Aliás, de lá pra cá, ressignificar o que é sucesso se transformou mesmo em algo rotineiro por aqui.
Quando a gente entende que o sucesso não é o fim e sim o meio pelo qual manifestamos as coisas importantes pra nós, nos libertamos para viver a vida que escolhemos viver.
E é por isso que eu tô te escrevendo essa carta em pleno feriado do Dia do Trabalho (1 de maio). Porque eu sei que é bem possível que você só se permita enxergar o seu sucesso pelas lentes do trabalho.
Mas hoje eu quero que você pense em tudo o que você considera sucesso na vida para além do trabalho. Tira alguns minutos pra parar e observar o que você está vivendo agora, e responda a seguinte pergunta:
Se você definisse o que é sucesso pra você com base na sua vida HOJE, qual seria a sua definição?
Em resposta à pergunta, de bate pronto me vieram 2 palavras, como significado de sucesso:
- Liberdade
- Escolhas
Enquanto lia a carta, lembrei-me de várias conversas que tive nos últimos dias, que me trouxeram pontos de vista e percepções diferentes do que é sucesso. Enquanto lia, lembrava e pensava, me vieram os meus próprios questionamentos à respeito do que é o meu siginificado de sucesso.
Ao longo da leitura e - ainda convivendo com os vícios da workaholic, e fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo - ouvia mensagens da Mari (de dias atrás), em que ela trouxe mais um outro conceito, para incorporar aqui ao roll de significados de Sucesso = Adaptação.
E quando penso em Adaptar, me remeto a ideia de Processo. E dentro dessa ideia, aí sim, me permito enxergar o Sucesso.
Hoje, a representação do Sucesso - para mim - não é um lugar onde trabalhe, nem o cargo que venha a ocupar, não só o quanto recebo pelo trabalho que realizo, nem os projetos que idealizo... mas sim, algo que disse - ontem - à uma amiga / ex-aluna / fornecedora: "sou bem sucedida pois estou não dependo da opinião e validação do outro, pra seguir sendo eu mesma; sou bem sucedida pois me sinto em paz com as escolhas que faço; sou bem sucedida justamente por - sendo quem sou, fazendo o que faço, mesmo não preenchendo os perfis esteriotipados que às vezes a sociedade propões - carregar comigo a capacidade de "camaleonear" (inventei agora) e me adaptar aos diversos contextos em que me coloco!
Sinceramente, acho isso... um baaaaita SUCESSO!!!!